Simpósio O Excesso de Peso

Simpósio

Um dia dedicado à Obesidade e como ter um corpo perfeito e saudável

Simpósio

Um dia dedicado à Obesidade e como ter um corpo perfeito e saudável

Objetivo

23 Fevereiro 2019

O EXCESSO DE PESO

Ministrado por

Dra. Ivone Mirpuri e Dr Victor Sorrentino

Um dia dedicado à Obesidade e como ter um corpo perfeito e saudável

Não morremos por termos IDADE. Morremos por causa das doenças degenerativas associadas à idade: Cancro, Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), Doenças cardiovasculares, Diabetes, Hipertensão, Doença Pulmonar Crónica Obstrutiva, Osteoporose. Estas 7 causas representam 70 % das causas médicas de morte em quase todo o Mundo.

E se formos a pensar bem, em todas estas patologias, a obesidade participa na génese de todas elas. E a obesidade, tal como o tabaco, o álcool, os níveis altos de glucose as dietas ricas em gordura trans ou baixas em ácidos gordos polinsaturados, omega3 frutas e vegetais, tal como a inactividade física, todos estes factores podiam ser trabalhados educando a população e adquirindo “hábitos e estilos de vida saudáveis”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, há aproximadamente 1,4 bilhões de pessoas com idade superior aos 20 anos, que são obesas. Em 2030 espera-se que este número seja de  3,3 bilhões.

A obesidade está na génese da maioria das doenças que lideram as causas de  morte não acidentais e causa cerca de 2,8 milhões de mortes a cada ano.

Doença cardiovascular e cancro (mama, próstata, cólon, útero) as duas causas que lideram a listagem são mais comuns em pessoas obesas.

A obesidade afecta 15% da população adulta e 40% da população do norte da Europa. A medida da massa corporal e o perímetro abdominal são duas medidas indicativas.

Estes números estão a aumentar, mas sobretudo temos de ter atenção às suas consequências: aumento de doença cardiovascular, articular, doenças metabólicas, tumores.

O colesterol foi durante muito tempo tido como o causador do excesso de peso. Sabemos hoje da importância dos açucare e da resistência periférica à insulina como os principais agentes causadores do síndroma metabólico e da obesidade, especialmente na ausência de actividade física.

Que devemos fazer para prevenir esta situação? Como mudar o nosso regime alimentar no mundo tóxico que criámos e onde vivemos? Que hormonas nos ajudam a perder peso e podem estar na origem do insucesso?

No dia 23 de Fevereiro de 2019 vamos ter um dia dedicado ao Excesso de Peso, aberto a todos os profissionais de saúde e à população em geral. Inscreva-se em www.gemae.pt

O excesso de peso

23 Fevereiro 2019

O EXCESSO DE PESO

Ministrado por

Dra. Ivone Mirpuri e Dr Victor Sorrentino

Um dia dedicado à Obesidade e como ter um corpo perfeito e saudável

9.00-10.00 – Dra Ivone Mirpuri

Os perigos e os custos com a obesidade. Panorama nacional e internacional.

 

10.00-11.30 – Dr Victor Sorrentino

Fisiologia do ganho de peso

Suplementação vs medicação

 

10.00-10.30 –  Coffee-break e networking

Inrterpretação de exames laboratoriais aplicados ao emagrecimento

 

10.30-11.00 – Dr Victor Sorrentino

Alvos genéticos e epigenéticos do emagrecimento

 

11.30-12.00 – Coffee-break e networking

 

12.00-13.00 – Dr Victor Sorrentino

Interpretação de exames laboratoriais aplicados ao emagrecimento

 

13.00-15.00 – Almoço livre

 

15.00- 16.30 – Dr Victor Sorrentino

Alvos genéticos e epigenéticos do emagrecimento

Estratégia nutricional personalizada

 

16.30-17.00 – Coffe-break e networking

 

17.00-20.00 – Dra Ivone Mirpuri

Patologia hormonal e o excesso de peso

A menopausa e o hipotiroidismo sub clinico como causa do excesso de peso

 

Nota: Teremos sempre na sala água, café, e snacks sem glúten ou lactose.

Dra. Ivone Mirpuri

Médica Patologista Clínica especialista em Modulação Hormonal

Especialista em Patologista Clínica desde 1991, pela carreira hospitalar e pela Ordem dos médicos

  • Especializada em Medicina Anti-Aging na Hertoghe Medical School, em Bruxelas – especialização oficial da World Society of Anti- Aging Medicine e da International Hormone Society – com Great Distinction.
  • Efectuou ainda o treino médico e a certificação em medicina anti-envelhecimento pelo Cenegenics, Las Vegas.
  • Membro da World Society of Anti-Aging Medicine e Membro da International Hormone Society.
  • Faz ainda parte da Direcção da Associação Portuguesa de Médicos Patologistas Clínicos, desde há largos anos.
  • Medical Adviser Mirpuri Foundation, www.mirpurifoundation.org.
  • Exerce a sua actividade clínica diariamente em Lisboa, na Clínica Médica Dra. Ivone Mirpuri, www.draivonemirpuri.pt.

Dr Victor Sorrentino

O médico gaúcho Victor Sorrentino carrega no seu DNA a relação com a Cirurgia Plástica. Filho de conceituado Cirurgião Plástico respirou esta Medicina desde cedo e seguiu a sua formação especializando-se no Rio de Janeiro. A veia idealista aliada à possibilidade de trabalhar periodicamente em diversos países do mundo fizeram com que seu caminho fosse cruzado com uma Ciência Médica denominada “The Future Medicine” e foi aí que seus ideais foram envolvidos à paixão.
Atualmente é Mestrando em Gerontologia pela Universidade Católica de Portugal e cursa especialização em Endocrinologia pela Instituição IPEMED em São Paulo.
É Diretor da Sociedade Brasileira para Estudos da Fisiologia (SOBRAF). Possui Especialização em Cirurgia Geral na 15ª enfermaria do Hospital de Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro; especialização em Cirurgia Plástica e reconstrutiva da mama na 28ª enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, pelo Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas. Pós-Graduado em Nutrologia pela ABRAN e Pós-Graduado em Nutriendocrinologia Funcional e Prevenção & Tratamento de Doenças Relacionadas à Idade. Possui especialização em Nutriendocrinologia Funcional e Gerenciamento do Envelhecimento Saudável e especialização em Saúde do Idoso: Gestão e Assistência em Gerontologia. Possui formação em Self & Professional Coach pelo Instituto IBC.
Autor do Livro: Segredos para uma Vida Longa.
É membro adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética, membro da Sociedade Brasileira de Geriatria Preventiva, membro do Grupo Longevidade Saudável, membro da WOSIAM – World Society Interdisciplinary Anti-aging Medicine, membro da HS – The International Hormone Society e membro da American Academy of Anti-Aging Medicine.
Exerce a atividade clínica atuando com foco em Nutrologia e Medicina Anti-aging.

Local

Formação

Lisboa

Inscrever no Simpósio

É estudante de medicina?

O utilizador consente na utilização dos dados. mais info Política de Privacidade.

O Simpósio é promovido pela Clínica Médica Dra. Ivone Mirpuri e pela Clinica Dr Victor Sorrentino (Brasil)

Valor da inscrição até 30 de Dezembro de 2018

350 €