“Queria reafirmar que o curso superou todas as minhas expectativas não só pelo conteúdo apresentado, não só por sentir pela primeira vez que médicos falavam a mesma linguagem que eu em relação à alimentação, mas sobretudo pela forma inspiradora como a Dra. Ivone pratica o acto médico, lembrou-me o que era a medicina quando entrei para a faculdade, sentimento esquecido pela cobrança em cumprir números na minha especialidade e pelas muitas horas extras que fazemos para termos um salário digno ao fim do mês. Sem falar nas muitas vezes em que lidamos com egos exaltados por situações de fácil resolução, no meu ponto de vista.
O curso para mim foi um divisor de águas, descobri que faltava um pilar extremamente importante no envelhecimento saudável e na prevenção de doenças. Descobri algo novo que me estimula a estudar como se tivesse de compensar o que deveria saber há muitos anos.
Estou a adorar. Já tenho os livros que Dra. indicou e estou a absorver tudo com entusiasmo e disciplina.
Obrigada novamente por transmitir-nos seu conhecimento, sua experiência com tanto entusiasmo. Obrigada por ser uma voz em prol de um planeta mais saudável. Obrigada pelo exemplo que dá ao mundo enquanto pessoa e médica.
Farei o possível para estar presente em todas as formações dadas por si.
FR
“Achei o curso fantástico!! Muito bom. Muita informação numa semana, mas com componente prática muito importante. AR
“Dra Ivone e Dr Rodrigo A crítica é totalmente positiva! Não tenho pontos negativos. Adorei! Quero mais!! Beijinho grande FMG
“Foi a abertura gigante para um mundo novo.
Uma baforada de ar fresco e a esperança de um envelhecimento mais feliz. O mais positivo: A clareza da informação; A partilha da experiência e dos detalhes; A proximidade através da vontade de ajudar, do sorriso e da palavra de conforto
Obrigada a ambos. Foi muito bom. Estou muito grata Desejo a ambos saúde e sucesso. JG
“Que dizer….. adorei este curso!!!! Vai mesmo mudar a minha vida e a das minhas utentes. Dra Ivone e Dr Rodrigo FABULOSOS!!! Obrigada FR
“Sou ginecologista, prescrevo TH há mais de 20 anos. Gostei muito do curso que foi interessante na desmistificação de alguns conceitos que circulam quer na comunicação social quer no meio médico
“Sou especialista em Medicina Geral e Familiar e realizei a pós-graduação em geriatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, no entanto, noto haver falta de formação/informação relativamente à prática clínica na área da modulação hormonal. O Curso “deu-nos luzes” e fiquei com interesse em aprofundar os diversos temas abordados
“Gostei muito do curso, é uma área que ultimamente me tem vindo a interessar e por isso irei continuar a participar nos futuros cursos
“Muitos, muitos Parabéns a si e toda a equipa pelo Curso e Simpósio. As Hormonas Bioidênticas revolução ciêntifica e toda a matéria, a importância da Prevenção (concreta) e mais…
“Da minha parte apreciei muito toda a formação e a comunicação posterior dos diaporamas dessa primeira parte de hormonoterapia
“Gostei imenso, foi muito útil e pertinente
“Após o curso consigo fiquei extasiada com tudo que aprendi, e vou aprofundar mais o assunto
Tenho imenso respeito por tudo que a Dra. defende e a forma como vive porque vai de encontro a tudo em que acredito.
A Dra. Ivone foi um divisor de águas na minha vida profissional.
Muito obrigada por dar-nos a oportunidade de aprender consigo.
TS
“Quero-lhe agradecer por toda a dedicação, empenho e entusiasmo com que lecionaram o curso. Foi sem dúvida um curso que mudou a perspectiva e o paradigma com que via a medicina.Foi muito enriquecedor tanto pela parte teórica e também por todas as dicas para depois aplicar na prática clínica.Já estou a aplicar muitos dos conhecimentos adquiridos no curso nas minhas consultas.
Agradeço-vos muito!
Muito obrigada
IHF
“
Quero antes de mais agradecer a vossa missão: a paixão com que transmitem o vosso conhecimento é contagiante! Há uns anos que minha atividade como ginecologista estava a tornar se monótona, no sentido em que parecia que não havia muito mais que fazer do que prescrever anticonceptivos hormonais, a maioria dos problemas que me apresentavam. A escassa informação no curso de medicina e na especialidade, no que toca ao controlo hormonal, das diferentes alterações, e das interações hormonais, apenas são explicadas na faculdade. Desde sempre a minha visão da ginecologia foi mais integrativa, pois entendo que assim é a forma correta de tratarmos o paciente, como um todo… e não como órgãos separados, nem que fosse peças de lego.
Espero que continuem a difundir o vosso conhecimento, pois é importante continuar a transmitir os 5 pilares, que eu não diria da medicina anti envelhecimento, mas sim 5 pilares da boa saúde: boa alimentação, exercício físico, controlo hormonal, controlo do stress e suplementação funcional.
Penso que a maioria da sociedade, incluído os médicos, ordem dos médicos, ministério da saúde, … não estão dispostos a sair do circuito, mas este é o caminho certo. Este tem de ser o futuro. Aprender a cuidar da nossa saúde, podendo chegar a evitar aparição de doenças será fundamental numa sociedade envelhecida, com escassos recursos económicos e sociais.
Espero que possam realizar um curso avançado com casos clínicos, e mais temas que foram referidos( por exemplo histamina… preparação para gravidez)
Com os melhores cumprimentos,
SCP
“ Foi com imensa satisfação que assisti a mais um curso ministrado pela Dra Ivone Mirpuri e pelo Dr Rodrigo Ayoub, sobre o papel importantíssimo das hormonas, bem como o quão importante para o paciente são as alterações no quotidiano da sua forma de se alimentar, exercício físico, mais contacto com a natureza, conceitos que embora Hipocráticos e a par da evolução técnica e científica, fazendo um sinergismo entre o uso criterioso das hormonas e estilo de vida mais saudável.
Este binómio tem melhorado e mesmo tratado, bastantes de pacientes, que se sentiam perdidos com os agravamentos dos seus quadros clínicos.
Por norma vêm medicados com os produtos sujeitos quase sempre a protocolos, esquecendo a vulgaridade dos clínicos, que cada pessoa tem características próprias, que não se adaptam ao receituário em comum para todos.
Caros Doutores, é e será sempre com imensa satisfação que irei assistir aos vossos cursos e incentivo outros colegas a fazê-lo, pois sabemos todos do esforço missionário que têm efectuado ao longo da vossa carreira clínica, com o fim último que é a melhoria do paciente e de toda uma sociedade mais saudável.
De sublinhar um factor importantíssimo. A vossa disponibilidade de ensinar, doar, apoiar, passar informações, sempre eivadas de carinhosa atenção, que para nós são facilitadoras de aquisição de conhecimento e demonstram amor á causa última ” A melhoria integral da sociedade”
Bem hajam.
FJCRS – Médico especialista em Medicina de Trabalho
“Sou interna de 1º ano de medicina geral e familiar e escolhi esta especialidade com a promessa de uma abordagem holística e centrada no utente. Com o final do primeiro ano de especialidade a aproximar-se posso afirmar perante vós que a medicina que sonhava praticar tem sido comprometida pelos objetivos de gestão tão apertados e irrealistas do nosso SNS. Muitos dos profissionais de saúde com quem trabalho estão desanimados com a medicina que praticam, entrando muitos deles em piloto automático e perdendo o verdadeiro propósito desta profissão.
Recusando-me chegar a este ponto, achei importante desde início da minha carreira procurar meios e estudar algo com que pudesse ajudar a minha equipa a dar o melhor aos nossos utentes. Faltava-nos o conhecimento da medicina preventiva que nos fizesse manter a nossa população saudável, conseguindo assim alcançar as metas que nos obrigam a ter as menores despesas em saúde possíveis e a menor quantidade de patologias e fatores multimorbilidade.
Quando me inscrevi neste curso tinha como propósito conhecer mais acerca da ideologia destes professores, (Dra Ivone Mirpuri, Dr Rodrigo Ayoub e Dr Rui Ribas) que descobri pela literacia em saúde que divulgam através das suas redes sociais e livros publicados, tendo dedicado as suas vidas à medicina preventiva e funcional.
O trabalho de estudo científico que desenvolvem diariamente deixou-me curiosa acerca desta àrea da medicina que tão pouco me foi ensinada na faculdade, a verdadeira medicina preventiva, baseada na fisiologia do corpo humano e como a procura do equilíbrio das nossas substâncias intrínsecas pode ser a resposta para a cura de muitas patologias em primeiro plano ou mesmo em associação com as terapêuticas convencionais que nos foram transmitidas durante o percurso académico.
Este afunilamento do pensamento e estigma no que diz respeito à medicina funcional e integrativa fez-me considerar o quanto vivemos concentrados em provar que o lado “tradicional”, retrógrado e limitado, que sempre nos foi incutido, é o mais certo. Porque é que adicionar uma nova abordagem na mesa tem de significar eliminar a anterior? Já é tempo de abrirmos caminho para “esta” medicina, que afinal é uma medicina SÓ e que já há muitos anos se encontra bem fundamentada, com milhares de estudos e resultados visíveis. É possível fazermos co-existir diferentes abordagens se pensarmos em prol do bem da pessoa doente, afinal o que mais importa na saúde é ajudarmos a pessoa sã ou não sã a cuidar da sua saúde e oferecermos respostas, mesmo quando as respostas convencionais falham, em vez de dizermos que já não há mais a fazer.
O curso decorreu durante uma semana e apesar de ter como título Introdução a Modulação Hormonal, deveriam considerar que o tema principal é a Medicina para Envelhecimento Saudável (MAE) e a sua base foram sempre os cinco pilares da saúde: alimentação, exercício físico, suplementação alimentar, modulação hormonal e mudança de estilos de vida. Temas essenciais à minha especialidade médica e que não nos são ensinados em momento algum durante o internato médico.
Depois desta semana de curso introdutório ao MAE posso concluir que esta é uma corrente que será uma mais valia para minha e muitas outras especialidades. Levo estes conhecimentos para a minha USF com intuito de nos elucidar sobre como vamos poder dar mais respostas aos nossos utentes, diminuindo os seus problemas de saúde e comorbilidades no futuro. É importante começar desde já a incutir assuntos como as mudanças de estilo de vida, que evitarão tantos problemas e que não são ensinados à nossa população. É tempo de nos tornarmos mais saudáveis e termos consciência dos perigos à nossa volta, todos os disruptores endócrinos que nos envolvem, em vez de aplicarmos um penso em cima da ferida.
Devemos ter em mente que Portugal é um país com a população envelhecida e que esta corrente é a verdadeira base da medicina e deveria ser o caminho para darmos à nossa população acesso a terapêuticas mais eficazes e a oportunidade de envelhecerem de forma mais saudável, passando-lhes estes ensinamentos.
À luz do conhecimento atual, a medicina preventiva será a única que nos proporcionará uma melhor qualidade de vida, atrasando sinais e sintomas relacionados com o envelhecimento.
Por este motivo e todos os outros acima referidos, considero que este curso é essencial a todos os profissionais de saúde. Considero que foi um abrir de horizontes que fará todo o sentido ser aplicado na minha profissão e especialidade e tenho pena que não faça parte dos estágios obrigatórios da nossa especialidade.
Termino com a esperança de uma medicina do futuro melhor com o que aprendi nestas aulas e tenho a certeza que vou continuar este caminho para poder dar o melhor aos meus pacientes. Fico a aguardar o curso avançado e espero que continuem a partilhar o vosso conhecimento connosco e saibam que a vossa dedicação à medicina não passará em vão.
Obrigada por este abrir de olhos.
Os melhores cumprimentos,
CNM
“ Venho deste modo congratular a Dra Ivone Mirpuri e o Dr Rodrigo Ayoub pela excelente formação que realizaram. É uma formação baseada na evidência científica, e nas bases da medicina e da fisiologia do organismo humano. Nesta formação falaram-se de temas muito importantes, com muito impacto na qualidade de vida das pessoas e , naquilo que para mim é de maior importância a prevenção primária.
Como médica de família, percebo que é na prevenção que devemos apostar, de modo a reduzir incidência de doença, comorbilidades e impacto da doença na pessoa, na sua família e na sobrecarga económica que a doença gera.
Neste curso foram abordados temas, que não são exclusivos de nenhuma especialidade, antes pelo contrário, deveriam fazer parte da formação de todos os médicos. No meu caso, considero que todos os temas abordados deveriam ser do conhecimento de todos os médicos de família.
Agradeço o vosso empenho e boa disposição e mais que tudo o vosso cuidado em prestar conhecimento científico atualizado e devidamente documentado.
Contribuiram para me tornar mais próxima da “médica em construção” que quero ser para os meus utentes.
Se fizerem um curso avançado de modulação hormonal, estou desde já interessada!
Os meus cumprimentos,
Grata, AC
“ Adorei o curso adorei a vossa forma de ser ,tudo.
Vou querer voltar em breve. Há tanto a aprender…..MUITO OBRIGADA!
MFML
“ Queridos Dra Ivone e Dr Rodrigo quero agradecer do fundo do coração a partilha do vosso profundo conhecimento desta área tão importante na prevenção das chamadas doenças degenerativas / relacionadas com a idade, que são a causa da maior taxa de morbilidade e mortalidade da nossa sociedade atual assim como são as maiores consumidoras de recursos humanos e económicos do nosso sistema de saúde e elevada carga fisica , emocional e económica das famílias … Sou Assistente Graduada Sénior / Chefe de Serviços da carreira de Medicina Geral e Familiar .Sempre pratiquei com entusiasmo e paixão a vertente preventiva da minha especialidade …Em 1985 já dava 5 gotas de vigantol diárias aos idosos da freguesia rural de Estói / Faro e mais tarde aos idosos da Serra de Castro Marim motivando-os para o exercício simples e seguro de levantar e sentar da cadeira 10 x após cada refeição…
É nossa obrigação como Médicos melhorar a saúde e qualidade de vida dos nossos utentes e não andar sempre a correr atrás do prejuízo dando fármacos para tratar os sintomas de patologias das quais não procuramos a profunda causa …Em Portugal em 2017 a esperança de vida saudável aos 65 anos era de 6.9 anos para as mulheres e 7.9 anos para os homens …vivemos mais anos mas com elevada carga de doença e péssima qualidade de vida … Nos Países do Norte da Europa a esperança média de vida saudável aos 65 anos era em 2014 de 16 anos !!! Temos urgentemente de mudar algo …
A Medicina Integrativa / Funcional é uma forma de “pensar ” e “abordar ” a Medicina que tem obrigatoriamente de ser transversal a TODAS as especialidades Médicas e Cirúrgicas dando a todos os Médicos o conhecimento de como otimizar o nosso terreno biológico não ” atrapalhando” o nosso corpo nos seus processos de restauro e recuperação …
É urgente ensinar e motivar todos os Médicos a trabalhar os 5 Pilares de uma Longevidade Saudável para si mesmos e para os seus utentes …
É urgente divulgar este conhecimento , percebido muitas vezes pelos utentes que depois esbarram na parede de IGNORÂNCIA dos seus Médicos..
É urgente termos Médicos informados e formados para empoderarem os seus utentes do CONHECIMENTO que lhes permitirá fazerem melhores escolhas para restaurar ou manter a sua saúde melhorando substancialmente a sua qualidade de vida …
Sou uma “velha ” Médica de 70 anos que aos 60 anos fui resgatada pela Dra Ivone Mirpuri para esta fantástica maneira de “pensar ” e “abordar” a Medicina e posso dizer que mantenho inesgotável uma energia física, mental e emocional, uma excelente qualidade de vida sem qualquer dor ou desconforto, entusiasmo ,foco, alegria do despertar ao final do dia … Tudo isto com história pessoal pesada e história familiar de morte prematura por doença …a genética é só 20% do nosso risco de doença …80% é epigenética …só precisamos do CONHECIMENTO para fazermos e ajudarmos a fazer a mudança …
A minha infinita gratidão a vocês Dra Ivone e Dr Rodrigo pela partilha do vosso profundo conhecimento sempre atualizado , que torna o vosso curso de uma excelência formativa ímpar, que nos motiva a uma atualização constante na busca de melhores práticas.
Muito obrigada por me ajudarem a continuar útil e produtiva e com enorme respeito ,admiração e carinho por mim mesma
HG
“ Tenho primeiramente que enaltecer a forma como foi dado o curso (entusiasmante, dinâmica, prática e com um suporte científico muito forte). Estão de parabéns!
Tenho falado com alguns colegas sobre quão bom e refrescante foi o curso. Terminei o mestrado em Medicina há 11 anos, durante este período fiz vários cursos reconhecidos pela Ordem assim como toda a especialidade de Medicina Geral e Familiar, posso dizer que nada me entusiasmou tanto e nunca aprendi tanto como no Curso de Introdução à Modulação Hormonal.
A forma como vocês pensam e exercem a medicina é a meu ver a correta. É uma medicina holística, que tenta perceber porque surgem os problemas e desta forma tentam preveni-los ou quando o problema já existe tratar a causa dos mesmos. De facto a medicina “clássica”, cada vez mais presa à investigação feita não por médicos mas pela indústria farmacêutica, foca-se muitas vezes em tratar o sintoma / tapar com retalhos os buracos que a doença faz ao invés de perceber o porquê da doença aparecer.
Penso que o futuro da medicina generalista passa por tornar as pessoas mais saudáveis, desta forma tem que haver uma real promoção da saúde. De outra forma as pessoas serão cada vez mais doentes e serão doentes mais cedo, com consequências graves para a Saúde Pública e para o Serviço Nacional de Saúde que não irá ter meios financeiros nem capital humano suficiente para tratar tantas pessoas com multipatologia com recurso a fármacos e tratamentos cada vez mais dispendiosos.
Por fim, posso dizer que o curso já modificou a forma como pratico medicina no dia-a-dia. Ainda é cedo para tirar frutos mas o meu entusiasmo e o feedback dos utentes não podia ser melhor. Vou procurar estudar e aprender cada vez mais, para conseguir praticar uma medicina cada vez mais holística, centrada no paciente, com evidência científica robusta cujo objetivo primordial é a promoção de uma vida e envelhecimento saudáveis.
SMR
“ Este curso fez-me por um lado, abrir toda uma janela de possibilidades de intervenção com os meus pacientes, e, por outro, ficar muito desapontada com o estado de ensino da medicina e pelo facto de não serem ensinadas matérias tão fundamentais para realmente ajudar as pessoas a tratar as doenças. Questões como: nutrição, alterações do estilo de vida, suplementação, devem ser do domínio médico e não relegadas para as terapias complementares, mas antes a base e integradas num plano terapêutico que se quer cuidadoso e pensado na prevenção da recorrência da doença e na promoção da saúde.
Passei a ver novamente a pessoa como um todo, e não retirando a importância da especialização, a deixar de compartimentalizar a saúde pois tal é um exercício arcaico e artificial. Aprendi imenso, e posso passar a tratar e a ajudar muito melhor os meus pacientes, e inclusivamente a promover a minha saúde e de quem me rodeia.
Um dos pontos fortes foi a aula sobre perimenopausa e modulação hormonal na mulher, que demonstrou exatamente como a não atualização científica dos clínicos e a compartimentalização extrema na saúde pode levar a resultados desastrosos, e como tal pode ser revertido de forma relativamente simples. Mas é preciso estudar estes temas, e aprender por quem melhor os sabe: sem dúvida a Dra Ivone Mirpuri e o Dr. Rodrigo Ayoub a quem muitíssimo agradeço. Irei voltar a este curso que devia ser mandatório a todos os estudantes de medicina e médicos.
ICF
“Já frequentei este Curso de Modulação Hormonal mais que uma vez e estou disposta a continuar a fazê-lo.
Tem sido uma aprendizagem constante e renovada. É uma nova e sábia forma de partilhar a Medicina, partilhar os ensinamentos para uma vida saudável e um envelhecimento com saúde e autoestima.
Sendo médica de família, toda a minha atividade profissional, e já la vão mais de 40 anos, se pautou por um investimento na Prevenção da doença e promoção da Saúde, não só dos meus utentes como de toda uma região Alentejo, onde desenvolvia a minha atividade profissional. Recebi por duas vezes o Prémio do Hospital do Futuro, sempre numa perspetiva de valorização dos cuidados de saúde na promoção da mesma.
Quando em 2018/2019 frequentei pela 1ª vez o Curso de Modulação Hormonal promovido pela Dra. Ivone Mirpuri, fiquei fascinada pela forma como a Dra. Ivone e o Dr. Rodrigo Ayoub partilhavam com os colegas esta “matéria” e todos percebemos a sua sabedoria e o intenso estudo cientifico envolvido nesta aquisição de conhecimentos.
Quer a Faculdade de Medicina, quer todos os meus anos de trabalho na Medicina Familiar não me tinham preparado nesta área como estava a acontecer nestes Cursos! E sei que esta opinião era partilhada pelos colegas e aconteceram mudanças importantes na minha prática clinica! Mudanças que estou certa irão beneficiar todas as pessoas que procuram este tipo de consultas.
E são mudanças de estilo de vida, e são mudanças de comportamentos que por si só irão gerar uma melhor qualidade de vida com menos doenças, menos incapacidades físicas e psíquicas, menos Dor, menos stress, enfim mais SAÚDE. E a Modulação Hormonal completa os pilares desta aprendizagem. E frases como ”A minha vida mudou e consigo ser eu própria novamente” e “ Nunca pensei que poderia voltar a ser feliz”, acontecem frequentemente nas minhas consultas.
O meu OBRIGADA a esta fantástica equipa de médicos que se envolveram neste projeto de partilha de conhecimentos para que aconteça uma melhor saúde em Portugal Um agradecimento especial a Dra. Ivone Mirpuri que
verdadeiramente foi a responsável por este Projeto.
MFF