
Modulação hormonal
IMPORTANTE? Importantíssima e sem discussão possível.
A partir dos 30 anos, começam a decrescer os nossos níveis hormonais, mantendo-se abaixo do necessário para continuarmos saudáveis a partir de uma certa idade. Tanto os homens como as mulheres necessitam de um equilíbrio de estrogénios, testosterona, hormonas tiroideias, DHEA, cortisol, entre outras hormonas, para que tudo continue a funcionar bem no nosso corpo. Cada hormona desempenha uma função que é complementar de outras e imprescindível à manutenção de um estado de saúde saudável.
Quando os níveis destas hormonas começam a baixar, inicia-se o processo de envelhecimento. Observamos uma diminuição da libido, menor energia, aumento da gordura corporal, fragilidade óssea, osteoporose, flacidez da pele e outros tecidos, perda de memória, alterações cardiovasculares, perturbações do sono, entre muitos outros sintomas.
Exemplos da importância de cada uma destas hormonas no processo de envelhecimento:
- ESTROGÉNEOS– ajudam a proteger contra a doença cardiovascular, osteoporose, Doença de Alzheimer, incontinência urinária. A sua presença em níveis óptimos aumenta a libido, a elasticidade da pele, o bem estar emocional, a qualidade do sono, as funções cognitivas, a memória, funções sensoriais e digestivas.
- PROGESTERONA– ajuda a regular o humor, regula o balanço com outras hormonas. Tem uma acção “anti estrogénica” e diurética. O desequilíbrio da progesterona/estradiol é responsável pela formação de quistos e doença mamária e uterina. É a primeira hormona a decrescer na mulher juntamente com a DHEA.
- TESTOSTERONA– melhora a libido, a energia, aumenta a sensação de bem estar, aumenta a densidade óssea, aumenta a massa muscular, ajuda a tonicidade dos músculos, a função cerebral e a saúde do coração. Previne problemas da próstata.
- DHEA– juntamente com o cortisol protege-nos do stress. É a hormona do “bem-estar”. Melhora a libido, o sistema imunitário, a memória, protege das doenças cardiovasculares, Doença de Alzheimer, osteoporose. Além disto protege-nos das rugas e da secura dos olhos.
- CORTISOL– ajuda a controlar a pressão arterial, aumenta a energia e o metabolismo assim como ajuda o corpo a lutar contra o stress e as infecções.
Todas estas mudanças no nosso organismo afectam profundamente a nossa auto estima, devido às mudanças que o nosso corpo e imagem sofrem, até agora mudanças essas aceites como inevitáveis. Hoje há outra forma de pensar em muitos médicos que advogam repor estas hormonas de forma adequada e sem ultrapassar os ritmos fisiológicos do indivíduo, ou seja fazer a modulação hormonal.
A modulação hormonal na verdade deveria ser empregue nas diversas etapas da nossa vida sempre que necessário. Síndroma pré-menstrual é muitas vezes sinónimo de falta de progesterona, devendo ser tratado com progesterona bioidêntica e não uma “pílula” com todas as consequências nefastas que pode ter. Depressão pós-parto, deveria incitar ao estudo da função tiroideia e não ao uso imediato de ansiolíticos e anti-depressivos como ainda actualmente se verifica.
As hormonas “modelam” o nosso corpo e a nossa mente. Estar equilibrado hormonalmente dá-nos melhor qualidade de vida e mais felicidade!